Os Laudos tem a finalidade de estabelecer parâmetros visando adaptar as condições de trabalho as características psicofisiológicas dos trabalhadores, buscando sempre a adequação dos ambientes de trabalho.

Através das avaliações qualitativa e quantitativa dos riscos, recomendações técnicas para melhoria das condições de trabalho, estudo detalhado nos processos das atividades.

Laudos Técnicos Perícias

Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho, conforme Instrução Normativa n°087 de 27 de Março de 2003 alterada pela Instrução Normativa n°96 de 23/10/2.003 e alterada pela Instrução Normativa 99 de 10 de Dezembro de 2.003, baseado na NR-15 da Portaria 3214/78 do MTE.

Foi aprovado na noite do dia 17 de dezembro de 2019, durante a reunião da CTPP (Comissão Tripartite Paritária Permanente), em Brasília/DF, o texto do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos). Entre os destaques desta aprovação, é que o PGR passará a ser chamado de GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais).

PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, previsto na NR-09 (Norma Regulamentadora 9) da SEPRT, é de observância obrigatória a partir de março de 2021 (dois mil e vinte e um).

O objetivo primordial é a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais, sendo avaliado os riscos, químico físico e Biológico. Todos dos riscos deverão ser compartilhados na NR1.

A nossa proposta é antecipar os principais requisitos que devem ser atendidos com o PGR para introduzir práticas de Segurança e Saúde do Trabalho mais eficientes e robustas nos ambientes de trabalho!

O que é o PGR?

O PGR – Programa de Gerenciamento de Risco Ocupacional, é um conjunto de procedimentos, técnicas de gestão, métodos de avaliação, registros e controles de monitoramento e avaliação de riscos que devem ser seguidos e adotados pela empresa com o objetivo de prevenção de acidentes de trabalho, contemplando os riscos ocupacionais e suas respectivas medidas de prevenção.

É um documento que demonstra o conjunto de ações e todos os procedimentos necessários para que meios de prevenção sejam implantados dentro do ambiente de trabalho.

O PGR representa desta forma um conjunto de requisitos voltados para a Saúde e Segurança do Trabalho (SST) que devem ser seguidos, com o objetivo final de prever os riscos que estarão presentes no ambiente de trabalho e evitar que acidentes aconteçam. Além disso, visa estabelecer um conjunto de ações efetivas para controlar os riscos avaliados.

Controlar as exposições aos riscos ocupacionais é o método mais eficiente de proteção dos trabalhadores.

a) subsidiar o equacionamento das medidas de prevenção

O GRO poderá estar contemplado em planos, programas e sistemas de gestão desde que atenda as exigências previstas nas Normas Regulamentadoras. O GRO deverá ser aplicado como um sistema de gestão dos programas e nos riscos e sempre que houver mudanças o mesmo deverá ser adicionado e realizado a gestão do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais). O uso das matrizes de riscos sempre fará parte do PGR. A aplicação de uma matriz para classificar e categorizar o risco, considerando a combinação da SEVERIDADE das possíveis lesões ou agravos à saúde com a PROBABILIDADE ou chance da ocorrência, sustentará pelo mesmo critério, a priorização das medidas de controle, com base em um PDCA. Com estas mudanças o PGR irá propiciar mudanças como o controle dos documentos e dos riscos ocupacionais, que antes eram esquecidos uma vez ao ano ficando na gaveta.

A WISE WORK tem toda a estrutura de avaliar o PGR e controlar com uso de ferramentas de gestão, buscando a blindagem ocupacional da sua empresa.

O GRO será harmonizado com a ISO 45001 que “consiste em uma norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO).” A qual traz como objetivo a melhoria do desempenho de qualquer empresa em termos de SST.

Elaboração de um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, conforme NR-9 da Portaria 3214/78 do MTE.

Laudo Técnico Pericial das Instalações Elétricas, conforme NR-10 da Portaria 3214/78 do MTE e NBR 5410 da ABNT.

Laudo Técnico Pericial de Resistência Ôhmica dos Pára-Raios, conforme NR-10 da Portaria 3214/78 do MTE e NBR 5419/01 da ABNT.

Laudo Técnico Pericial de Riscos Ambientais para determinação de insalubridade, conforme NR-15 da Portaria 3214/78 do MTE.

Análise e Elaboração de Laudo Técnico Pericial de Ergonomia, conforme NR-17 da Portaria 3214/78 do MTE.

Laudo Técnico Pericial para determinação de Periculosidade, conforme NR-16 da Portaria 3214/78 do MTE.

Caldeiras e Vasos Sob Pressão NR13.

  • Laudo Técnico Pericial de Estanqueidade;
  • Projetos, Relatórios de Inspeção e Aberturas de Livros de Caldeiras;
  • Projetos e Relatórios de Inspeção de Vasos Sob Pressão;
  • Treinamento na Operação de Caldeiras e Vasos Sob Pressão;
  • Testes Hidrostáticos;
  • Testes de Ultra-Som.

A Wise Work atua em diversos segmentos relacionados ao meio ambiente, tais como avaliações de impacto de novos projetos, assessoria ambiental de instituições privadas e órgãos públicos.

  • Licenciamento ambiental
  • Administração de Recursos Ambientais e gestão de Recursos Hídricos;
  • Gestão e gerenciamento de resíduos industriais;
  • Gerenciamento e análise de riscos ambientais;
  • Produção mais limpa;
  • Projetos e tratamento de água;
  • CADRI (Certificado de Aprovação de destinação de resíduos industriais);
  • Tratamento de água;
  • Análise de água;
  • Análise de solo;
  • Laudo passivo ambiental.

CETESB

  • Solicitação de licença prévia e de instalação;
  • Solicitação de licença de operação;
  • Elaboração de documentação de Passivo Ambiental;
  • Licenciamento de tanques.

CLCB: entenda as diferenças entre esse certificado e o AVCB

Se você está tirando ou renovando a documentação para a regularização da edificação da sua empresa é fundamental saber o que é e para que serve cada documentação. E nesse momento uma dúvida comum é sobre as diferenças entre o CLCB e o AVCB.

Neste artigo, nós explicamos qual a finalidade de cada um desses documentos e ajudamos você a entender se a sua empresa precisa dos dois. Boa leitura!

O que é CLCB?

CLCB é a sigla para Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros e esse documento tem como função certificar que um espaço corre baixo risco de incêndio.

Exigido para edificações com alta frequência de público, o CLCB garante que o espaço tem poucos focos de queima e menos chance de originar estado de pânico em uma situação de evacuação. Estão entre as ocupações obrigadas a ter esse certificado:

  • Prédios Residenciais
  • Templos Religiosos
  • Comércios
  • Agências bancárias
  • Loterias
  • Laboratórios
  • Estacionamentos

O que é AVCB?

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro (AVCB) se diferencia do CLCB por ter maior abrangência e cuidar da certificação quanto à prevenção e ao combate a incêndios em toda a estrutura predial. Ele tem como função avaliar se um espaço atende aos parâmetros de segurança exigidos pelo órgão responsável e determinar o nível de risco para incêndios da construção.

São obrigados a ter o AVCB:

  • Espaços com área construída superior a 750 m²
  • Imóvel que tenha mais de 3 pavimentos
  • Imóvel que seja destinado à comercialização ou armazenamento de líquidos inflamáveis
  • Imóvel que seja destinado à comercialização ou armazenamento de GLP
  • Imóvel que se destine à locação para mais de 100 pessoas
  • Imóvel que seja destinado à comercialização ou armazenamento de artefatos explosivos ou que possam causar danos à saúde humana ou meio ambiente
  • Imóvel cujo subsolo funcione como estacionamento
  • Espaços específicos de extração de gás natural e petróleo
  • Fábricas de pólvoras, artigos pirotécnicos e fósforos de segurança
  • Estruturas provisórias.

Qual a diferença entre os dois laudos?

Os dois laudos têm função de certificar a integridade do projeto estrutural de uma edificação em caso de incêndio e que há mínimo risco envolvido para a utilização humana. O que os difere é que o CLCB garante minimizar as chances de incêndio e o AVCB avalia se o prédio é apto para a segurança de pessoas e do meio ambiente.

Além disso, o CLCB é um documento mais fácil de ser conquistado, pois sua emissão exige menos burocracia.

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